Unimed Brasil

Estratégia e design para reposicionamento de portal da marca Unimed.

Nesse projeto, o grande desafio foi redesenhar o site considerando frentes paralelas estratégicas para a marca.

REFORMULAÇÃO DO PORTAL MÃE DA UNIMED

CRIAÇÃO DE TEMPLATE DE SITE PARA UNIDADES UNIMED

CRIAÇÃO DE TEMPLATE PARA HOTSITES DE CAMPANHAS UNIMED

Eu e o Marcelo Guarnieri fomos responsáveis pelo processo de venda junto com o e por toda a estratégia de UX, gerenciando os parceiros e fornecedores, time de design e time técnico além da interface com o cliente em todo o processo de trabalho.

Começamos com a estratégia de venda durante a concorrência apresentando a agência como parceiro estratégico que não entregaria só um design visual bem feito mas um estudo apurado do cenário. e objetivos do portal.

Um dos requisitos da concorrência foi apresentar uma proposta visual para o site que decidimos não apresentar por não acreditarmos em fazer design visual sem estudos para que possamos fazer um desenho que faça sentido para o usuário final e para a empresa.

Para nós se tratou da

RESPONSABILIDADE DE PRESTAR UM SERVIÇO QUE AJUDE AS PESSOAS, POIS ESTAMOS FALANDO DA SAÚDE DESSES CLIENTES.

E nesse caso, estávamos falando de um site que atenderia através de um template pelo menos 160 regionais, o que nos fez chamar o projeto de 160 sites em 1.

DESSA FORMA TRABALHAMOS PARA CRIAR INICIATIVAS QUE PERMITAM UMA COMUNICAÇÃO FLUIDA E CENTRADA NO USUÁRIO

Na primeira análise com o cliente, mapeamos os problemas encontrados pelo cliente, dentre eles:

A forma como o conteúdo é disposto está confusa e o conteúdo não é atrativo;

O site parece desatualizado, é estático

Existem várias ações que tiram as pessoas do site, abrindo links externos

Não possui informações didáticas sobre como funciona o Sistema Unimed;

O segundo passo foi entender os objetivos da Unimed:

Reformulação baseada nas novas diretrizes e posicionamento da marca

Estimular um novo comportamento no Portal, com interação com o nosso conteúdo

Geração de lead para novos clientes

Oferecer mais valor na experiência do usuário

Facilitar o acesso às informações de serviço de plano de saúde: como guia médico

A sequência da estratégia de UX englobou:

Análise Heurística

Pesquisa online e entrevistas em profundidade

Construção de Personas e Jornada do Consumidor

Projeto de SEO e Guia de SEO

Testes de Usabilidade em protótipos

Definição de identidade visual e layouts

Criação de style guides e midiakit do portal

Alguns achados:

Nota e sugestão de melhorias:

Dispositivos utilizados:

Personas e jornadas:

Após esse processo trabalhamos os desenhos de interface e experiência segundo as necessidades de cada persona:

Marina:

Precisa de praticidade e rapidez: trabalha, cuida da casa, e administra o plano de saúde de três pessoas. Apesar de ter um perfil bem conectado, não tem muito tempo para a internet durante o dia.

Wellington

Pai e chefe de família recente, está entrando no mundo da saúde complementar. Como há muito o que aprender, pode ser um consumidor de conteúdo e é um potencial usuário da área logada. No entanto, apesar de também ter um perfil bem digital, não trabalha conectado – e portanto demanda mais esforço para ser impactado.

Glória:

Tem todo o tempo do mundo, uma rotina livre, e não tem a responsabilidade de cuidar de filhos. Se interessa por assuntos de saúde e, apesar de não ter hábitos digitais muito sofisticados, é bem conectada e gosta de consumir conteúdo online.

Persona Wellington

Cuida da saúde, gosta de fazer esportes, consome conteúdo sobre bem estar. É super conectada e tem perfil empreendedor, ou seja, vai atrás do que precisa (seja na vida ou na internet). Por que Amanda ainda não é cliente da Unimed?

Depois da interface desenhada executamos testes de usabilidade com as seguintes finalidades:

Investigar as expectativas sobre a página inicial e sobre a organização do conteúdo;

Explorar a navegação em relação à busca de médicos e 2a via do boleto;

Observar o entendimento da disponibilização de conteúdos relacionados a saúde.

Testamos as seguintes tarefas:

Ler notícia relacionada à saúde

Encontrar um médico credenciado

Imprimir 2ª via de boleto

Encontrar planos

Alguns resultados dos testes:

Após os testes e ajustes, trabalhamos no design de interface:

Esse projeto foi entregue em um tempo relativo de 3 meses para produção do time da Unimed com suporte da agência por um ano.

Apresentação mais detalhada:

https://pt.slideshare.net/euripedesm/160-sites-em-1-redesenho-portal-unimed

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