Fui convidado a participar como mentor no Startup Weekend de São José dos Campos, uma excelente iniciativa que ajuda empreendedores da região a entenderem bastante sobre o processo de criação de uma startup, desafios e caminhos de trabalho.
No primeiro dia, participei palestrando sobre prototipação, explicando a importância de se testar produtos e serviços e como esse tipo de prática gera agilidade e maior facilidade de entendimento do que se está criando.
A experiência é muito rica porque a quantidade de grupos é grande e cada grupo tem uma diversidade gigantesca de perfis que se interligam e são provocados a todo tempo pelos mentores.
Além disso, a troca de experiência com os mentores é maravilhosa, porque são pontos de vista convergentes e divergentes que à todo o momento provocam os participantes à procurar soluções inovadoras ou até mesmo desistir das ideias já trabalhadas.
Nesse evento, um caso muito interessante aconteceu. Um grupo estava com uma dificuldade grande de tomar decisões e fazer os entregáveis, na verdade a ideia não estava bem resolvida e estava gerando atritos entre os participantes.
Essa foi uma grande oportunidade para que eu pudesse colocar design thinking na conversa, envolvendo os participantes com metodologias rápidas para ajudá-los a tomar alguma direção no projeto.